A (TI) é, seguramente, um dos maiores campos de pesquisas e discussões deste
final de século. Para se ter uma compreensão adequada de sua influência atual na vida
das organizações, sejam públicas ou privadas, é conveniente observar sua trajetória
desde seu surgimento.O início da TI, foi marcado pelo Processamento de Dados, na década de 1960. Década na qual os computadores começaram a se tornar importantes para as grandes e médias empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si. Eram necessário muitos avanços para que as necessidade das emrpresas fossem supridas.
Os avanços da informática eram puxados pelo hardware como melhorias no custo, velocidade dos equipamentos e as aplicações, onde esse último era construído “do zero”, pois não existiam empresas dedicadas ao desenvolvimento de pacotes.
Alguns anos depois, já na década de 70, as linhas telefônicas de voz passaram a permitir o acesso a terminais remotos de computadores e as telecomunicações se tornam uma base tecnológica, levando as empresas a automatização das atividades burocráticas. Toda a ação acontecia na sala de processamento de dados os chamados CPD's (Centro de Processamento de Dados) responsáveis pelo tratamento das informações, onde o acesso a esse volume de dados eram realizados por relatórios gerados pelo sistema ou terminais ligados ao computador central. Porém havia resistência por parte de usuários ao novo sistema e centralização das operações.
As necessidades de metodologias para atender as demandas com eficência e ênfase nos resultados empresariais não eram desenvolvidas de forma rápida e adequada ao empreendimento consolidado, tornando as técnicas de informações existentes para uma época flexível aos avanços da comunicação integrada e dinâmica da globalização da informação obsoletas e impróprias aos processos de mutabilidade empresarial de dinâmica de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário